A ocorrência de problemas alérgicos são, em sua maioria, atribuídos a poeira acumulada em objetos de tecido, como sofás, cortinas e tapetes. Porém tais problemas, assim como outros respiratórios, são também motivados pela qualidade do ar. Nunca sabemos com facilidade ou sem uma consulta técnica se o ar do ambiente está adequado e sendo renovando de forma apropriada a evitar qualquer tipo de incômodo ou dano à saúde; nem se os produtos que são usados afetam ou não a qualidade daquele ar; se é mais adequado o uso de ar puro e ventiladores ou o conforto do ar condicionado naquele ambiente. E já que tais informações são mais complicadas de obter, separamos neste post 6 dicas para melhorar a qualidade do ar da sua empresa com práticas fáceis que a própria equipe de trabalho pode fazer ou ter maior controle sobre elas. Quer saber quais são? Então venha descobrir o que preparamos pra você!
Melhore a renovação do ar
Deixe frestas abertas no ambiente de trabalho para que o ar possa circular de alguma forma. A corrente de ar que se forma é muito boa para prevenir doenças, bem como evitar que ela se espalhe dentro da empresa por conta de um ar que não é renovado, por exemplo. Se não é possível deixar a corrente de ar o dia inteiro, reserve minutos específicos do dia para que esse pequeno gesto seja feito. O ideal é deixar o ar se renovar o máximo de tempo possível.
Melhore os procedimentos de limpeza
Evite a todo custo produtos que contenham VOC’s (Compostos organicos volateis). Ele pode estar presente em ceras, detergentes, removedores de manchas, em colas, tinas e por aí vai. Esse componente pode causar fadiga e falta de ar em quem se mantém exposto a ele. Infelizmente os rótulos não informam se o produto contém ou não a substância, mas você pode entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante para conferir.
Plantas
Você pode usar plantas como babosa, crisântemo, gérbera e lírio-da-paz no seu ambiente de trabalho. Essas plantas possuem bactérias em suas raízes que transformam poluentes e até mesmo fumaça de cigarro em nutrientes para a própria planta. Mas o mais recomendado é evitar o excesso de plantas, podendo causar mais problemas do que soluções. Dois ou três vazos de cada uma já são o suficiente. Excesso nenhum é bom!
Corrija infiltrações
As infiltrações ajudam vários microorganismos a se proliferar pelo ambiente, o que pode atenuar os danos de um ar impuro já existente para quem trabalha no local. O ideal é tirar todo o foco de umidade do local contratando um profissional competente para descobrir os focos, eliminá-los e não deixar de forma alguma isso existir em sua empresa. Um ambiente que não é saudável aos funcionários pode se tornar um prejuízo enorme para a empresa em diversos fatores.
Faça a limpeza do ar condicionado pelo menos a cada 6 meses
Não custa nada lembrar, não é mesmo? Como a sujeira e os fungos vão se acumulando — e proliferando! — com o passar do tempo, o ideal é renovar os componentes de filtragem do ar condicionado da empresa com rígida periodicidade. Para isso, basta terceirizar o serviço e marcar a melhor frequência para a empresa e para quem frequenta o local. Parece uma atitude boba, mas é muito importante e faz total diferença na qualidade do ar — e no melhor rendimento do trabalho. Além da saúde dos funcionários, manutenção periódica ainda prolonga a vida útil do seu ar condicionado e reduz custos com energia.
Use purificadores de ar
Purificadores de ar são sensacionais quando o assunto é qualidade do ar, proporcionando uma significativa melhora no clima do lugar. Esse tipo de equipamento remove mofo, fungos, ácaros e bactérias. São ideais para ambientes menores e muito favoráveis para as pessoas que sofrem de alguma doença no sistema respiratório.
Depois dessas boas dicas, podemos até respirar melhor! Agora queremos saber de você: como o cuidado do ar de sua empresa é feito? Você nota como esse cuidado ajuda no rendimento de sua equipe e no ambiente de trabalho? Conte pra gente através dos comentários. Participe da conversa!
Leave A Comment