5 dicas para amenizar o ar seco

5-dicas-para-amenizar-o-ar-seco

O ar seco pode ser extremamente prejudicial para a saúde, principalmente para as muscosas que ficam ressecadas quando expostas por muito tempo ao ar seco. Se você é vítima desse problema e culpa o ar condicionado, saiba que ele não é o grande vilão, nem prejudicial para a saúde. Espirros, coriza, garganta irritada, sinusite não são consequência do uso do ar condicionado mais sim de um ar de má qualidade no seu ambiente. Nesse artigo, você aprenderá 5 dicas para amenizar o ar seco do ar no seu ambiente. Confira!

Manter o filtro do aparelho limpo

Procure limpar ou trocar o filtro do aparelho mensalmente. Você mesmo pode fazer isso seguindo as instruções do próprio ar condicionado que são bem simples. Pode contratar alguém para prestar o serviço também, mas como é uma tarefa bem simples, pode ser feita por qualquer pessoa. Limpando o filtro do aparelho, você retira as bactérias e fungos que podem estar impregnando o aparelho e, consequentemente, melhora a qualidade do ar que circula no ambiente.

Colocar um recipiente com água

Um recipiente com água ajuda a amenizar o ar seco do local. Você pode colocar água em um balde ou em uma bacia, de preferência perto de você. Dessa maneira, você umidifica o ar de forma simples, deixando o ar seco no passado. O ideal é colocar todos os dias, para que surta maior efeito, tendo o cuidado de renovar sempre a água.

Se mantenha hidratado para proteger suas mucosas

Tome bastante líquido! Assim, sua garganta não resseca e você também melhora a sua saúde ingerindo líquidos. Deixe uma garrafa com água sempre perto de você. Se possível, não deixe a temperatura do aparelho muito baixa, porque ela resseca ainda mais as mucosas. Você pode usar também soro fisiológico para lavar o nariz caso ele te cause desconforto. O ideal é tomar bastante líquido durante o tempo em que está exposto ao ar seco do aparelho.

Abra frestas nas janelas 

Deixe pequenas frestas nas janela para entrar ar novo no ambiente. Dessa forma, o ar seco é substituído por um ar mais ameno e fresco no ambiente. Essa dica é válida para o ar condicionado do carro também, ainda mais que esse ambiente é menor e a qualidade do ar acaba com mais facilidade.

Faça manutenção constante no aparelho

Pelo menos uma vez por ano, você deve fazer a manutenção do aparelho e garantir que o ar seco não prejudique quem usufrui do ar condicionado. Um aparelho bem cuidado garante um ar mais ameno e menos agressivo para quem está no local. Não se esqueça que a manutenção anual não isenta de trocar o filtro mensalmente, viu?

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário e venha participar da conversa;

 

A Importância da Manutenção Preventiva

serpentina-bactérias-limpeza-ar-condicionado

Além de climatizar o ar do ambiente o ar condicionado atua como o primeiro pulmão de um ambiente filtrando as micropartículas que estão no ar evitando que as respiremos. E é justamente por esse motivo que o aparelho precisa de limpeza, higienização e manutenção preventiva de forma programada.

O acumulo dessas micropartículas somado a umidade presente nas serpentinas e bandejas do ar condicionado criam as condições ideais para a formação de colônias de fungos, ácaros e bactérias contribuindo para a proliferação de mau cheiro, alergias, rinites, sinusites e até Continue lendo

5 motivos para você higienizar seu ar condicionado

 5-motivos-para-higienizar-o-ar-condicionado

Quem tem um ar condicionado em casa, no carro ou no ambiente de trabalho, deve se preocupar muito com a higienização desse aparelho, tanto para garantir a manutenção da nossa saúde, como também a qualidade do seu funcionamento. Se você não tem o hábito de higienizar o seu ar condicionado, que tal conhecer cinco motivos para poder acrescentar essa prática na sua rotina de manutenção desse aparelho? Então venha conferir o post de hoje e aprender porque você tamanha importância na higienização do seu ar condicionado. Continue lendo

Como a qualidade do ar afeta sua qualidade de vida?

qualidade do ar

Ar puro é sempre sinônimo de saúde e bem estar. Respirar um ar de qualidade pode nos  trazer vários benefícios. Entretanto, ouvimos sempre sobre os malefícios que as partículas externas de poeira e poluição trazem a nossa saúde. Mas devemos nos preocupar também com a má qualidade do ar em ambientes fechados. É completamente  inaceitável trabalhar em um ambiente interno com uma precária qualidade de ar, já que essa pode trazer varias complicações para a saúde, indo desde o ressecamento da pele e das vias respiratórias, até desencadear graves alergias e pneumonia. Continue lendo

O que é saúde ocupacional e por que ela é importante para sua empresa?

MBP1-620x413O cuidado com a saúde do trabalhador é motivo de preocupação e atenção para todos os empregadores espalhados pelo Brasil. A legislação trabalhista afirma que o empregador é responsável pela qualidade da saúde do empregado durante toda a jornada de trabalho, inclusive nos trajetos de ida e volta para a casa. Para garantir que seu funcionário saiba cuidar de sua própria saúde, e que ele não desenvolva doenças ou lesões no ambiente de trabalho, prejudicando a si próprio e a rotina da empresa, é interessante que o empregador conte com um serviço de saúde ocupacional. Você sabe o que é isso? Então confira essa e outras respostas sobre qualidade de trabalho e saúde neste post que preparamos pra você. Continue lendo

6 dicas para melhorar a qualidade do ar da sua empresa

qualidade de ar escritorio

A ocorrência de problemas alérgicos são, em sua maioria, atribuídos a poeira acumulada em objetos de tecido, como sofás, cortinas e tapetes. Porém tais problemas, assim como outros respiratórios, são também motivados pela qualidade do ar. Nunca sabemos com facilidade ou sem uma consulta técnica se o ar do ambiente está adequado e sendo renovando de forma apropriada a evitar qualquer tipo de incômodo ou dano à saúde; nem se os produtos que são usados afetam ou não a qualidade daquele ar; se é mais adequado o uso de ar puro e ventiladores ou o conforto do ar condicionado naquele ambiente. E já que tais informações são mais complicadas de obter, separamos neste post 6 dicas para melhorar a qualidade do ar da sua empresa com práticas fáceis que a própria equipe de trabalho pode fazer ou ter maior controle sobre elas. Quer saber quais são? Então venha descobrir o que preparamos pra você! Continue lendo

Como a qualidade do ar influencia na produtividade da sua empresa?

Como a qualidade do ar pode influenciar nos resultados da sua empresa

Você sabia que várias doenças podem ser transmitidas através do ar que respiramos? Para evitar apresentar doenças respiratórias, e outras complicações causadas pela contaminação do organismo humano por bactérias, vírus ou fungos, é necessário garantir a qualidade do ar que circula nos nossos ambientes de convivência diária.

As empresas devem estar muito atentas com relação a qualidade do ar respirado por seus funcionários, já que essa situação pode prejudicar bastante a produtividade de toda a sua equipe de trabalho. Você sabe por que isso acontece? Confira um pouco mais sobre esse assunto no nosso artigo de hoje! Continue lendo

3 doenças respiratórias que podem ser evitadas com a manutenção correta do ar-condicionado

3-doenças-que-podem-ser-causadas-por-falta-de-manutenção-do-ar-condicionado

O ar-condicionado é um equipamento essencial para manter uma temperatura agradável em ambientes fechados, especialmente em países de clima quente como o Brasil. Porém, assim como qualquer outro eletrodoméstico, o ar-condicionado necessita passar por manutenções e higienizações frequentes para evitar estragar ou oferecer danos para a sua saúde. O interior do ar-condicionado é um ambiente propício para o acúmulo de bactérias, fungos e resíduos que podem prejudicar a saúde, por isso deve-se ter muita atenção com a qualidade da sua higienização e manutenção. Continue lendo

Plantas podem melhorar a qualidade de ar no seu escritório

plantas qualidade de ar de interiores

Todos nós sabemos da importância das áreas verdes para melhorar a qualidade do ar em ambientes externos. Basta sair um pouco dos grandes centros e já sentimos uma melhora na qualidade do ar.

No entanto, passamos a maior parte do nosso tempo em ambientes fechados onde na maior parte das vezes a qualidade do ar interior está longe dos níveis recomendados.

Continue lendo

Risco no emprego do ozônio como tecnologia para descontaminação de ambientes

Publicado originalmente na •Revista Higiplus  •  2º Trimestre/2010O3O Gás Ozônio,  ou Oxigênio  Tri-atômico, é formado  por três moléculas de oxigênio gerando  o que conhecemos como O3. O Ozônio  é um gás que  existe tanto  nas camadas  mais altas como nas mais baixas da atmosfera, sendo indispensável nas mais altas para proteção da Terra contra a incidência  dos raios UV se tornando vital para a existência  humana.

Continue lendo