Manter a casa limpa e longe dos resíduos alergênicos de um ambiente poluído é uma tarefa difícil para quem mora em grandes centros urbanos. Essa situação, entretanto, não significa que é impossível manter sua sala, quartos e cozinha sempre bem higienizados. E neste post você vai conhecer 6 dicas que são essenciais para evitar a poluição do ar que circula dentro da sua casa, mantendo seus cômodos mais limpos e confortáveis. Confira logo abaixo!

Limpe carpetes e tapetes

Os carpetes e tapetes são os principais acumuladores de resíduos e ácaros na nossa casa, podendo reduzir bastante a qualidade do ar de um ambiente quando não são higienizados corretamente. Crie o hábito de aspirar bem toda a poeira desses tecidos e evite ao máximo deixá-los úmidos ou sujos por muito tempo.

De tempos em tempos também é interessante levar o seu tapete para lavar (ou trocar o tecido do seu piso de carpete em casa).

Enfeite sua casa com plantas

Além de deixar sua casa mais viva e bonita, as plantas são ótimas alternativas para deixar o ambiente mais limpo e livre de toxinas relacionadas à poluição. As plantas funcionam como um filtro natural do ar da sua casa, deixando o clima mais agradável e com um aroma muito melhor.

Garanta que os filtros do ar condicionado sejam limpos regularmente

Se você tem um aparelho de ar condicionado em casa, saiba que garantir a manutenção e limpeza dos filtros desse produto é essencial para aumentar a qualidade do ar da sua casa.

Esses aparelhos são capazes de reter uma grande concentração de resíduos, poeiras e microorganismos em seu interior, podendo aumentar a circulação desses compostos alergênicos na sua casa quando não são higienizados corretamente.

Use purificadores de ar

Purificadores de ar são ótimas opções para quem quer evitar a poluição dentro da sua própria casa. Esses aparelhos ajudam a remover o máximo de resíduos e compostos alergênicos de quartos, salas e outros cômodos, além de garantir a umidificação correta do ambiente.

Não utilize produtos de limpeza tóxicos

Muitos dos produtos de limpeza que usamos para higienizar a nossa própria casa são considerados tóxicos e prejudiciais para a saúde. Uma boa maneira de evitar usar esses produtos nos seus ambientes é contar com marcas que produzem rótulos antialérgicos ou produzir o seu próprio produto de limpeza em casa.

Algumas receitas disponíveis na internet, elaboradas com água e vinagre, podem lhe ajudar a elaborar uma mistura que seja capaz de garantir a higienização da sua casa, sem colocar em risco a saúde dos seus moradores.

Faça a limpeza dos sistemas de ar da sua casa

Não somente o filtro do ar condicionado da sua casa precisa de limpeza regular para ajudar a evitar a poluição ambiente. Os umidificadores e quaisquer outras entradas ou saídas de ar dos seus cômodos também precisam de atenção.

Aparelhos que trabalham com corrente de ar, especialmente associada a superfícies úmidas, podem se tornar um ótimo campo para crescimento de microorganismos prejudicais para a sua saúde. Por esse motivo, quando programar a limpeza do seu ar condicionado, planeje também a manutenção e higienização dos outros sistemas de ar espalhados por sua casa.

Com a ajuda dessas dicas, você vai conseguir evitar a poluição do ar dentro da sua própria casa. Conhece outros cuidados que não citamos aqui? Deixe seu comentário sobre esse assunto! Acesse também o nosso blog e descubra como a qualidade do ar da sua casa pode afetar a sua qualidade de vida.