Sabemos que existem muitos mitos e verdades em torno do uso do ar condicionado. Sobre o seu consumo, seus males à saúde, seu alto custo de manutenção. Porém, a maioria deles é falsa, dando lugar a verdades como um baixo consumo elétrico, benefícios à saúde e facilidades na manutenção. E para te contar ainda mais sobre isso, preparamos neste post você quais são os mitos e quais são as verdades em torno do uso do aparelho de ar condicionado na sua casa. Venha descobrir!

Ar condicionado prejudica a saúde?

Não. Esse é mais um dos mitos sobre ar condicionado muito difundido por quem entende pouco sobre o assunto. Além de não prejudicar a saúde, o ar condicionado filtra o ar, o que acaba dando maior qualidade para o ar que respiramos. Não é a toa que hospitais usam o ar condicionado sem nenhum problema. Obviamente que a limpeza e manutenção do mesmo devem ser feita com frequência e rigidez para que esse benefício seja obtido.

Ar condicionado causa alergia, gripe ou pneumonia?

Esse é um mais um dos mitos sobre ar condicionado. Ele não vai causar nem gripe nem pneumonia. Mesmo com a temperatura reduzida no ambiente graças ao aparelho, o que pode haver é a redução da umidade do ambiente, que acaba ressecando as mucosas em alguns casos. A temperatura recomendada para evitar esse tipo de desconforto é de 24ºC, para que ninguém seja prejudicado e a umidade do ar fique agradável.

É verdade que o ar condicionado gasta muita energia?

Não. O aparelho não é o vilão da conta de energia. Ele vai aumentar a sua conta, mas não mais que 50 reais, mesmo se você deixar o aparelho ligado todos os dias por uma média de 8h. Há, inclusive, modelos super econômicos, conhecidos como “inverter”, que economizam pelo menos 40% na conta de luz.

O ar condicionado faz muito barulho?

Absolutamente não. Esse também é um mito bastante difundido. O ar condicionado não só não vai fazer um incômodo barulho, como há opções do aparelho que possuem a tecnologia “inverter”, que resulta em um aparelho com ainda menores ruídos. Ruídos externos, como o trânsito ou a movimentação urbana, são muito mais perceptíveis do que o barulho causado pelo aparelho.

A falta de manutenção é prejudicial?

Sim. É preciso limpar os filtros com frequência, o que é bem simples de ser feito. Você mesmo pode limpar quinzenalmente, bastando apenas ter atenção com as instruções contidas no manual do aparelho. Com a limpeza constante dos filtros, você evita o acúmulo bactérias e fungos. Se quiser uma limpeza mais profunda, você pode chamar um profissional especializado para isso. O recomendado é que isso seja feito pelo menos uma vez por ano.

O uso do ar condicionado se limita ao verão?

Essa também é uma inverdade sobre os aparelhos. Existem ar condicionados que funcionam no modo aquecimento também. São denominados quente/frio, e valem muito a pena. Dessa forma, ele pode ser usado tanto no inverno quanto no verão, basta ajustar a sua função.

Posso comprar qualquer tipo de ar condicionado?

O recomendado é não comprar qualquer tipo, mas sim procurar aquele que atende melhor a sua necessidade. O ar condicionado do tipo “janela” é aquele instalado na parede. Os portáteis precisam ser conectados na janela ou na parede. Já os splits são interligados por tubulações específicas. Procure um especialista para descobrir qual é o mais indicado para o seu ambiente.

Agora que você aprendeu as verdades e inverdades sobre o uso do ar condicionado, descubra também sobre como a qualidade do ar pode influenciar sua saúde. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Mais algum mito que você conhece e gostaria de compartilhar conosco? Então deixe o seu comentário e venha participar da conversa.