Quem nunca sonhou em estar em um ambiente climatizado naqueles dias em que o calor parece estar derretendo tudo em volta? Viver e trabalhar em ambientes com ar condicionado é algo que causa imenso conforto, além de contribuir para a manutenção do seu humor. Mas saiba que toda essa conveniência exige alguns cuidados para que sua saúde e seu bolso não sejam comprometidos pelo uso inadequado desta maravilhosa invenção de Willis Carrier. É por isso que neste post iremos te dar 8 dicas valiosas sobre como ter seu ar condicionado funcionando bem durante muito tempo. Confira!

Escolha o aparelho ideal

Ter em casa ou no ambiente de trabalho um ar condicionado que sempre funcione de forma desejável, passa também pelo momento de escolher o aparelho mais adequado. O ideal é que na hora da compra você esteja informado sobre as dimensões do ambiente no qual o ar condicionado será instalado. Escolher um aparelho adequado ao local fará com que ele trabalhe sempre dentro de seus limites de bom funcionamento, evitando um desgaste prematuro ou excesso de trabalho.

Siga as orientações do manual

São raras as pessoas que se preocupam em ler o manual de um aparelho assim que o retiram da caixa. No caso do ar condicionado, é fundamental que você esteja atento às recomendações do fabricante sobre a maneira ideal de instalá-lo, assim como sobre a rotina de uso diário. Cuidando bem do seu aparelho de acordo com o que o fabricante recomenda, é garantia de que você o terá por muitos anos.

Atenção à instalação

Outra forma de garantir que o aparelho de ar condicionado funcionará da maneira ideal no ambiente desejado é deixar a instalação a cargo de um profissional qualificado e credenciado pela marca. Isso fará com que a instalação seja realizada sob todas as recomendações que o padrão da marca escolhida determina. O ar condicionado não é um bem que tem um baixo custo, e isso é mais um motivo para que você não economize nos cuidados com ele.

Mantenha a unidade externa protegida

A parte do ar condicionado que se encontra do lado de fora das construções acaba sofrendo bastante com chuvas, calor excessivo, maresias, e outros desgastes causados pela exposição ao tempo. Apesar de ser fabricada com materiais bastante resistentes, é recomendado utilizar recursos que irão protegê-la ainda mais contra a corrosão, como, limpeza constante, aplicação de revestimentos, e a utilização de protetores externos. No momento da instalação, consulte o técnico responsável sobre os produtos e acessórios ideais para a marca.

Uso adequado do aparelho

Muitas pessoas se esquecem de que ao utilizar o ar condicionado, é fundamental que as janelas e as portas do ambiente estejam fechadas. Isso aumenta a vida útil do aparelho, tendo em vista o menor esforço que ele terá de fazer para resfriar o ambiente. Além disso, como o trabalho do ar condicionado é menor quando os acessos às áreas externas estão fechados, você economiza gastos com a energia elétrica.

Limpeza dos filtros

Outra questão importantíssima a ser observada é a limpeza dos filtros, que deve ocorrer, no mínimo, mensalmente. Cada fabricante possui uma recomendação para a utilização de produtos e métodos para que os filtros fiquem sempre limpos, mas o ideal é não se esquecer de forma alguma desta prática essencial, tanto para o bom funcionamento do aparelho, que tem seu desempenho comprometido quando os filtros estão sujos, quanto para a saúde dos ocupantes do ambiente, que podem vir a desenvolver males respiratórios em função da propagação de impurezas e bactérias que um ar condicionado sujo pode causar.

Limpeza preventiva

Falando em propagação de impurezas e bactérias, saiba que toda a parte interna do ar condicionado deve ser limpa aproximadamente trimestralmente. Mas saiba que este tipo de serviço só deverá ser feito por um técnico credenciado. Abrir seu ar condicionado por conta própria, além de poder comprometer o bom funcionamento dele, pode acabar gerando problemas em relação à garantia do fabricante.

Manutenção periódica

Para verificar se o ar condicionado continua funcionando adequadamente, o ideal é que seja feita uma verificação anual das condições do aparelho. São várias as empresas que realizam este tipo de serviço, o que garante que além do seu ar condicionado funcionar sempre como novo, a saúde de todos que desfrutam deste conforto estará preservada.

Ainda tem dúvidas ou mais algumas dicas sobre a manutenção do ar condicionado? Compartilhe conosco aproveitando os comentários! Quer descobrir 5 motivos para você higienizar regularmente o seu ar condicionado? Então descubra aqui!