A falta de limpeza de ar condicionado e adequada higienização é um dos fatores de risco para a proliferação de doenças respiratórias, alergias e irritações…

Veja trecho da entrevista dada pelo Dr. Daniel Deheinzelin é médico pneumologista. Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP, faz parte do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês (SP).

Drauzio – O ar-condicionado funciona como fator de risco?

Daniel Deheinzelin – Certamente, funciona. O processo de refrigeração torna o ar muito seco e isso favorece a penetração dos germes na parte distal da árvore brônquica. Além disso, como o aparelho recicla o ar do ambiente, se alguém estiver eliminando vírus ou bactérias durante a respiração, mesmo que não tenha pneumonia, esses micro-organismos disseminam-se muito depressa e o ar-condicionado funciona como vetor de transmissão.

E mais: através da fala e da respiração, eliminamos partículas muito pequenas, de 2 a 5 micras, carregadas das substâncias existentes nos alvéolos.

Essas partículas ficam em suspensão, flutuando no ar. São tão pequenas que não se depositam por gravidade e o ar-condicionado encarrega-se de espalhá-las por todo o ambiente e elas funcionam como veículo de transmissão.

Drauzio – Que precauções deve tomar quem trabalha em ambiente com ar-condicionado sempre funcionando?

Daniel Deheinzelin– Deve beber muita água. Aliás, o melhor remédio para o pulmão é beber pelo menos dois litros de água por dia. Como o muco é um mecanismo de defesa do pulmão e seu principal hidratante, beber água facilita a eliminação de qualquer elemento estranho que penetre nos pulmões.

Leia a entrevista na integra clicando aqui