O ar, elemento invisível que nos mantém vivos através das trocas gasosas em nosso organismo, pode ser também um grande vilão da nossa saúde quando não se encontra em condições desejáveis. Doenças respiratórias e outras patologias mais graves são comuns em cidades nas quais a qualidade do ar é pobre, ou seja, é um local afetado pela alta emissão de gases poluentes. Mas saiba que uma melhoria neste quadro começa por nós mesmos, e prova disso são as cidades com o ar mais limpo do mundo, e o porque delas terem este privilégio. Saiba como elas chegaram a este posto acompanhando o post a seguir.

A maior cidade do norte do Canadá, Whitehorse, no Estado do Yukon, tem o ar mais limpo do que qualquer cidade do mundo, segundo a OMS. “Um monte de pessoas vem para cá e ao sentir o cheiro do ar dizem: uau, é Incrível! O ar cheira tão bem! E nós nos sentimos bastante orgulhosos por ter isso o tempo todo”, diz o prefeito local, Bev Buckway. Whitehorse pode agradecer por ter uma baixa densidade populacional e regulamentações bastante rígidas quanto a emissão de poluentes para que seu ar mantenha-se puro, além de um clima favorável a isso.

Santa Fe, Novo México, EUA

A capital do Novo México tem o ar mais limpo dos EUA. Com baixos índices de poluição por partículas de ozônio, tem o privilégio de ser o principal expoente das apenas 20 cidades norte-americanas onde estes números são constantemente baixos. Situado em uma região com 1,5 milhões de hectares de floresta, a cidade tem normas rigorosas para limitar a queima de madeira ao ar livre. Além disso, Santa Fe foi condecorada como Cidade Criativa pela UNESCO, em função de sua arte local, artesanato, e seu interessante design particular.

Honolulu, Havaí, EUA

Honolulu significa “baía protegida”, ou “lugar de abrigo” em havaiano nativo. Este nome descreve bem a cidade na grande ilha do Havaí. Honolulu está a cerca de 2.000 milhas de distância do continente norte-americano, além de onde as partículas provenientes da queima de carvão vindas dos grandes centros podem alcançar. Os vulcões Diamond Head e Koko Head ficam próximos a Honolulu, e em função disso acaba sendo um local muito chuvoso, o que favorece que se tenha um ar limpo o ano inteiro. Um sistema de trânsito bem concebido com faixas exclusivas para ônibus, bastante utilizado por toda a população, também ajudam a reduzir as emissões.

Great Falls, Montana, EUA

Situado em uma área de grande beleza natural com trilhas para caminhadas e refúgios naturais, Great Falls está localizado no belo Estado de Montana, EUA, mais exatamente na região central. Os residentes da cidade têm trabalhado bastante para manter seu ar puro, e têm obtido sucesso. Um exemplo disso é terem conseguido impedir a construção de uma usina de energia movida a carvão, que liberaria 2,1 milhões de toneladas de carbono para a atmosfera por ano. A companhia de energia acabou optando por uma usina termelétrica, que produziria a metade de megawatts previstos para a primeira opção, mas que ao mesmo tempo polui muito menos. Isso ajudou Great Falls a ser a 4º cidade do mundo em qualidade do ar.

Calgary, Alberta, Canadá

A OMS classifica a qualidade do ar de Calgary, Canadá como excelente. Mesmo com grandes indústrias de petróleo e gás na região. O planejamento urbano pensado para o incentivo à utilização de transporte público, tem um grande auxílio. Calgary está localizado na província de Alberta do Sul e mantém três aterros sanitários para triagem de lixo para a separação de materiais biodegradáveis ​​e recicláveis.

Ottawa, Ontario, Canada

A partir de um sistema de metrô eficaz e um programa de limpeza urbana da chamada “Capital Primavera”, em que 60 mil voluntários se unem para limpar parques e outros espaços públicos, a capital canadense estabeleceu uma série de medidas para manter suas ruas e o ar limpos. O rio Rideau atravessa boa parte da cidade, e no inverno, quando se congela, torna-se uma enorme pista de patinação ao ar livre.

Helsinki, Finlândia

A capital da Finlândia é um dos mais limpos centros metropolitanos da Europa, graças aos esforços para limitar as emissões dos veículos e da indústria. O governo diz que a maior parte da poluição por partículas no país vem de outros lugares. A cidade tem ruas largas como forma de reduzir os congestionamentos do tráfego, e também existe na cidade a política de aconselhar os moradores a utilizar o transporte público em épocas do ano quando a qualidade do ar fica mais pobre.

Gostou de aprender mais sobre as cidades com o ar mais puro do mundo, e as atitudes dos moradores e das políticas públicas para que elas se mantenham assim? E você? Tem feito sua parte para diminuir a poluição onde mora? Aproveite os comentários e converse conosco! Depois disso, você também poderá gostar deste artigo: “Como a qualidade do ar afeta sua qualidade de vida?”