O ar condicionado proporciona conforto e comodidade que poucos conseguem abrir mão, mais é preciso observar alguns cuidados evitando que o aparelho se torne um vilão devido ao acumulo de fungos e bactérias causadores de doenças.

Durante o processo de condicionamento do ar o aparelho absorve toda a sujeira que está presente no ar. A umidade do aparelho em contato constante com a sujeira que fica acumulada dentro do aparelho cria as condições perfeitas para a formação de colonias de fungos, ácaros e bactérias que irão disseminar no ambiente crises de rinite, ardidão nos olhos, irritação na pele e até mesmo pneumonia.

Fora os riscos à saúde, um ar condicionado sem a devida limpeza é prejudicial ao bolso, já que a sujeira impede o bom funcionamento do aparelho e isso se reflete na conta de energia.

Prevenção é o melhor remédio

Para usufruir do ar condicionado sem problemas a saúde e muito menos ao bolso é essencial fazer a limpeza e higienização regular do ar condicionado.

Uma dica importante é fazer a limpeza do filtro de ar do aparelho a cada 30 dias. Preparamos um tutorial de como fazer a limpeza do filtro de ar do seu ar condicionado.

Em ambientes residenciais e com pouco uso do aparelho recomendamos fazer a limpeza completa  pelo menos uma vez por ano. Já em ambientes comerciais e com uso intenso do aparelho o ideal e fazer a limpeza mensalmente.