Todos nós sabemos da importância das áreas verdes para melhorar a qualidade do ar em ambientes externos. Basta sair um pouco dos grandes centros e já sentimos uma melhora na qualidade do ar.

No entanto, passamos a maior parte do nosso tempo em ambientes fechados onde na maior parte das vezes a qualidade do ar interior está longe dos níveis recomendados.

A qualidade de ar de interiores é um tema importante que reflete diretamente na saúde e produtividades dos colaboradores.

Além das ações de limpeza e higienização dos sistemas de ar condicionado, limpeza dos dutos de ar, sanitização dos ambientes e manutenção preventiva dos aparelhos de ar condicionado que são amplamente divulgadas é possível melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados utilizando plantas.

A NASA em um estudo de 1989 denominado: Interior Landscape Plants for Indor Air Pollution Abatement, descobriu que certas plantas possuem o poder filtrar certas substancias presentes no ar e que são nocivas a saúde.

Plantas como aloe e vera, popularmente conhecida como babosa, azaleia e espada de são jorge por exemplo são consideradas um excelente filtro de ar. Já a Lirio da Paz ajuda ajuda a diminuir o nível de toxinas do ar, como formaldeído, benzeno, amônia e outros.

Além de melhorar a qualidade de de ar as as plantas embelezam o espaço, regulam os níveis de humildade, reduz o stress e pode até mesmo aumentar a produtividade dos colaboradores.