Ar puro é sempre sinônimo de saúde e bem estar. Respirar um ar de qualidade pode nos  trazer vários benefícios. Entretanto, ouvimos sempre sobre os malefícios que as partículas externas de poeira e poluição trazem a nossa saúde. Mas devemos nos preocupar também com a má qualidade do ar em ambientes fechados. É completamente  inaceitável trabalhar em um ambiente interno com uma precária qualidade de ar, já que essa pode trazer varias complicações para a saúde, indo desde o ressecamento da pele e das vias respiratórias, até desencadear graves alergias e pneumonia.

Nas empresas, a discussão sobre o ar condicionado fica restrita àquela velha discussão: deixar ou não o aparelho ligado. Muito mais do que isso, questões inerentes ao ar interferem, diretamente, na produtividade dos funcionários e na qualidade de vida deles, e por isso, preparamos algumas informações que irão ajudar você e sua equipe a respirarem melhor e a produzirem mais. Acompanhem!

Regulamentações para ar condicionado

Quase ninguém sabe, mas existe no Ministério do Trabalho uma norma regulamentadora chamada de NR 17, que dispões sobre as condições de conforto necessárias para os locais de trabalho. Além, essa norma determina que escritórios, laboratórios e salas de controle que dispõem de algum sistema de climatização, devem ter sua temperatura ajustada entre 20 e 23°C .

Como a temperatura influencia na produtividade?

Existe um sistema de medida que hierarquiza  as necessidades humanas chamado “a pirâmide de Maslow”. Na base dessa pirâmide, são encontradas as necessidades fisiológicas do ser humano, como o sono, a alimentação, a água e a respiração. Dessa forma, se não há o controle da temperatura em um ambiente, essa certamente irá prejudicar consideravelmente a produtividade do individuo. Quando a temperatura está elevada, há queda na pressão arterial e as pessoas ficam sonolentas, além de se cansarem mais facilmente. Em compensação, se a temperatura estiver muito baixa, isso pode afetar a imunidade e aumentar as chances de se contrair gripes e resfriados, além da pele e dos olhos ficam ressecados. Então o equilíbrio com a temperatura é imprescindível.

Decore o ambiente com plantas

O corpo humano libera CO2 pela expiração, e o mesmo acontece com o ar condicionado, que libera o gás enquanto trabalha para manter a temperatura do ambiente. Por não haver renovação do ar, o acumulo de CO2 pode causar sonolência, dor de cabeça, fadiga e enjôo. Colocar plantas em ambientes fechados é uma ótima alternativa para ajudar na renovação do oxigênio. Além de melhorar o ar, pesquisas realizadas pela Universidade de Queensland, na Austrália, afirmam que escritórios-verdes ajudam o profissional a ficar fisicamente, mentalmente, e até emocionalmente mais envolvidos no trabalho.

Limpar o ar condicionado é essencial para a qualidade do ar

Limpar o filtro do aparelho de ar condicionado é de extrema importância para não haver prejuízos na qualidade do ar, nem no trabalho. O recomendado é que a limpeza dos filtros seja feita semanalmente, já que é uma limpeza simples, com água corrente. A limpeza geral do aparelho deve ser realizada a cada seis meses ou um ano por uma empresa especializada.

São dicas simples para manter a qualidade do ar nas empresas que com certeza irão proporcionar a todos ter uma vida melhor. Agora conte para nós como é o tratamento e a qualidade do ar do seu ambiente de trabalho. Você nota que a produtividade dos funcionários é diretamente ligada a essa qualidade? Deixe seu comentário e conte para nós.