Você sabia que várias doenças podem ser transmitidas através do ar que respiramos? Para evitar apresentar doenças respiratórias, e outras complicações causadas pela contaminação do organismo humano por bactérias, vírus ou fungos, é necessário garantir a qualidade do ar que circula nos nossos ambientes de convivência diária.

As empresas devem estar muito atentas com relação a qualidade do ar respirado por seus funcionários, já que essa situação pode prejudicar bastante a produtividade de toda a sua equipe de trabalho. Você sabe por que isso acontece? Confira um pouco mais sobre esse assunto no nosso artigo de hoje!

Doenças causadas pela má qualidade do ar afastam funcionários

A má qualidade do ar é responsável pelo desenvolvimento de várias doenças no organismo humano, especialmente relacionadas com as vias respiratórias. É comum encontrar pessoas que sofrem com os sintomas do ar contaminado, especialmente quando concentradas em ambientes fechados, desenvolvendo quadros de alergia, rinites, bronquites, asma, pneumonia e outras doenças mais graves como, por exemplo,  a DPOC.

Funcionários doentes apresentam, naturalmente, uma queda importante de produção na sua rotina de trabalho. Em casos mais graves, a única solução para o tratamento das doenças ocasionadas pela má qualidade do ar é o afastamento do funcionário, para que ele possa se recuperar totalmente dos sintomas apresentados. Esse afastamento também prejudica a produtividade da equipe, já que reduz o número de funcionários disponíveis na empresa por algum período.

Garantir a qualidade do ar do ambiente de trabalho, com a ajuda manutenção do ar-condicionado em dia e da higienização diária das salas, móveis e cadeiras que são utilizados por funcionários, pode ajudar a evitar a transmissão e o desenvolvimento dessas doenças, aumentando a produtividade de toda a equipe.

Alterações de temperaturas podem afetar a capacidade intelectual dos seus funcionários

Você sabia que manter temperaturas muito altas ou muitos baixas em um ambiente pode afetar a capacidade intelectual de seus funcionários? Quando a temperatura não é considerada confortável para o organismo de uma pessoa, ele naturalmente trabalha para tentar adequar a temperatura corporal ao ambiente. Dessa maneira, quando o clima está muito frio, o corpo vai trabalhar para elevar a temperatura corporal, e quando o clima está muito quente, ele vai trabalhar para reduzir a temperatura corporal. Essas situações demandam uma grande utilização de energia pelo organismo, afetando consideravelmente a nossa capacidade de concentração, de raciocínio e de análise, prejudicando a produtividade ao longo do dia.

É claro que esses efeitos na concentração podem variar de acordo com as características individuais de cada funcionário, como a idade, o sexo e o perfil físico, porém é importante prestar atenção a essas situações para evitar a queda de produção da sua equipe.

Maior chance de desenvolver sintomas prejudiciais para a saúde

A baixa qualidade do ar é responsável por diminuir a nossa resposta imune e, consequentemente, a disposição para o dia a dia. Essa situação também pode reduzir drasticamente a produtividade de uma equipe.

Um estudo realizado pelo International Centre of Indoor Environment and Energy, no ano de 2004, conseguiu mostrar que a baixa qualidade do ar diminui cerca de 9% da produtividade de funcionários que trabalham em ambiente fechado. Essa situação também costuma causar mais insatisfação, resultando em maior número de faltas e de pedidos de demissão de uma empresa. Por esse motivo é importante sempre levar em consideração a manutenção da qualidade do ar do seu ambiente de trabalho, utilizando equipamentos de circulação e refrigeração de ar que estejam com a manutenção em dia e garantindo também a boa higienização do local onde eles estão instalados.

Você ainda tem dúvidas de que a qualidade do ar influencia na produtividade da sua empresa? Tire suas dúvidas conosco e conheça o nosso trabalho!