Apesar de estarmos no outono, a temperatura, beirando os 35 graus, vem deixando muita gente com a sensação de que o verão ainda não acabou. Para amenizar esses dias quentes, o ar-condicionado surge como um grande aliado, mas é preciso atenção para mantê-lo “saudável”. “O aparelho deve ser higienizado com frequência, pois a sujeira é a maior desencadeadora de doenças  respiratórias”, alerta Ricardo Milinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Para a correta manutenção do ar-condicionado, é necessário limpar filtros e dutos internos. “É neles que os micro-organismos (ácaros e bactérias) e resquícios de água ficam alojados”, diz o pneumologista.

Um dos sintomas  da falta de cuidados é a diminuição do rendimento do condicionador, que não consegue resfriar o ambiente. Além do surgimento de odores desagradáveis e o aumento do consumo de energia.

A limpeza do equipamento deve ser realizada a cada dois meses com a limpeza dos filtros e assepsia interna feita com produtos químicos.