Fungos inalados, se acumulam nas vias respiratórias e agravam doenças.
Limpeza dos aparelhos de casa deve ser feita por técnicos uma vez por ano.

Publicado originalmentehttp://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/01/falta-de-limpeza-em-ar-condicionado-pode-ser-prejudicial-saude.html

A jornalista Stella Coeli comprou o carro há dois anos e nunca limpou o ar condicionado. “A gente sente que está geladinho, e acha que está bom”.

Com dois anos de uso, o filtro do ar no carro que é branco, fica completamente sujo e preto. “Tudo que vem de fora pra dentro do carro fica parado no filtro. O desempenho do ar é completamente diferente com um filtro novo e um velho. Quando ele está sujo, obstrui a passagem do vento e não gela nada”, explica Rodrigo Marinho, técnico em refrigeração.
A microbiologista, Margarete Gottardo de Almeida avaliou o aparelho de ar-condicionado da casa da escritora Denise Tremura, que não passavam por uma limpeza há quatro anos. “A gente costuma pedir para limpar quando quebra, porque se ele está funcionando, a gente não fica preocupado”, diz.
Após quinze dias, as amostras coletadas dos dois aparelhos, de casa e do carro, estavam cheias de fungos. Elas foram colocadas em placas transparentes que ficaram totalmente escuras e cheias de fungos de várias espécies.

Estes fungos se acumulam e crescem nos aparelhos que ficam sem limpeza. Quando inalados, se acumulam no nariz, na garganta e nos pulmões e agravam doenças alérgicas e respiratórias como rinite, sinusite e bronquite. Também podem causar uma doença grave e com difícil tratamento: a micose pulmonar.
“Criança e idoso têm uma resistência mais baixa. Então, o fato de respirar fungo em grande quantidade traz processos alérgicos severos, com conseqüências prejudiciais à sua saúde de uma forma muito mais intensa do que em um individuo que esteja em outra fase da vida”, alerta a microbiologista.
A limpeza dos aparelhos deve ser feita por técnicos especializados pelo menos uma vez por ano. O filtro que fica na parte da frente pode ser lavado em casa pelo menos uma vez por mês. Basta passar o filtro, que é feito de plástico, em água corrente. “Isso economizar energia e prolonga a vida de do aparelho”, alerta Douglas Pereira, técnico em refrigeração.